O que são?
Os preenchimentos cutâneos, também conhecidos como facelifts líquidos, adicionam volumes a certas regiões do corpo com resultados imediatos. Mais baratos que um lifting cirúrgico, são capazes de dar volume à lábios finos, suavizar e eliminar rugas, melhorar a aparência de cicatrizes e de contornos superficiais. Como os resultados não são permanentes, podem ser repetidos. Também podem ser usados em conjunto com outras técnicas de rejuvenescimento, como a Toxina Botulínica.
Os preenchimentos que trabalhamos são temporários. Uma opção é a gordura do corpo do próprio paciente, o que elimina a possibilidade de rejeição. É realizada uma lipoaspiração, para extrair essa gordura. Apesar de nem todas as células vivas sobreviverem quando transplantadas para outro local, sabe-se que nesse caso a taxa é alta de reabsorção. É possível que o paciente sinta uma aparência mais inchada na região onde tiver sido aplicada a gordura, mas depois de alguns dias essa sensação desaparece.
Outra opção é o uso de colágeno, principal componente de cartilagem ossos e dentes. Marcas que utilizam esse componente são CosmoDerm, Zyderm, Zyplast e Cosmoplast. O uso de derme de cadáver humano também é uma alternativa, quando a pele é cultivada a partir de um cadáver e injetada no rosto do paciente. Essa técnica é indicada, principalmente, para preenchimento de depressões na face. Algumas marcas que fazem uso da substância são Dermalogen, Fascian e Cymetra.
O ácido hialurônico também é usado com esse fim. Essa substância é encontrada em concentrações altas no tecido conjuntivo mole, no fluido que circunda os olhos, em fluidos articulares e em cartilagens. Marcas que fazem uso dele são Captique, Esthélis, Elevess, Hylaform, Juvederm, Perlane, Prevelle, Puragen e Restylane.
A hidroxiapatita de cálcio também é uma opção, encontrada no osso humano. É indicada para o preenchimento de vincos mais profundos, como as linhas de marionete, linhas de expressão e sulco nasogeniano. Nas bochechas e nos contornos faciais também apresenta resultados impressionais. Marcas que fazem uso da substância são Radiesse e Radiance.
Como funciona?
Primeiro, o cirurgião vai avaliar a aparência da face e o tom de pele para verificar quais áreas realmente merecem o preenchimento dérmico. Em seguida, serão marcados pontos no rosto que vão servir como guia para os pontos que vão receber o preenchimento. A região será limpa com um agente bacteriano, será aplicado um anestésico na área e, em seguida, será realizada a aplicação das injeções, o que costuma ser bem rápido.
A indicação do cirurgião plástico é lavar as marcas em seguida e aplicar gelo nas regiões onde tiver sido aplicado o preenchimento. Em algumas áreas, como nas pregas nasolabiais, nas linhas de marionete e para dar volume às bochechas, pode ser necessário fazer diversas aplicações.
Resultados
Os preenchimentos dérmicos não são permanentes. Por isso, com o passar do tempo, pode ser necessário fazer um novo preenchimento. Depois de passar o inchaço e os hematomas, o resultado pode ser conferido.
Custo do procedimento
Ao decidir fazer um procedimento cosmético e escolher um cirurgião plástico, tenha em mente que a experiência dele tem um preço e esse é um investimento que deve valer à pena.
É proibida a divulgação de preço de procedimento médico pelo Código de Ética Médica. Duvide apenas de procedimentos com preço baixo demais. O valor é determinado pelos custos gerais que a cirurgia envolve, como:
Guia de perguntas ao médico cirurgião: