O que é?
Uma das mais recentes técnicas de rejuvenescimento é o tratamento a Laser, que fornece ao cirurgião precisão para atuar principalmente em áreas sensíveis. Nesse procedimento, são emitidos feixes curtos e concentrados de luz para remover a camada externa da pele, a epiderme, e aquecer a derme. Com o aquecimento, há o estímulo ao crescimento de novas fibras de colágeno. Com a cicatrização da região, uma nova pele é formada. Por atuar em uma camada por vez, o tratamento a Laser evita problemas com hipopigmentação, ou clareamento da pele.
A técnica é indicada para atuar na redução de cicatrizes de acne, rugas e manchas na face.
Qual é a indicação?
O procedimento é indicado tanto para homens quanto para mulheres adultas que tenham tecido e músculos saudáveis. O cirurgião especializado é capaz de estudar metas realistas. Para melhorar o resultado do tratamento a Laser, outras técnicas para o tratamento podem ser realizadas antes mesmo de submeter a pele ao Laser. O tratamento é indicado para tratar:
Procedimento – Laser de CO2 e Laser de érbio
O Laser de CO2 é uma alternativa adotada há anos pelos especialistas para tratar diversas doenças de pele. Atualmente, há disponível diversos Lasers de CO2 capazes de emitir feixes contínuos de luz, o que remove finas camadas de pele e causa danos mínimos às regiões próximas. Já o tratamento com Laser de érbio é usado na remoção de rugas e linhas no rosto, no pescoço, no peito e nas mãos.
Antes de iniciar o procedimento, a pele do rosto do paciente é limpa e os olhos são protegidos. A técnica pode não ser uma boa opção para pessoas que sofrem com acne, com a pele muito escura e flacidez.
Resultado
Finalizada a aplicação do Laser, serão aplicados curativos para a preservação da área. Em alguns casos, a aplicação de medicação tópica é necessária para melhorar a cicatrização.
Durante a aplicação do Laser, é normal sentir uma sensação de queimadura leve e coceira. A área costuma ficar vermelha e inchada. Geralmente, entre cinco dias e uma semana a pela fica seca e vai descascar. Para uma recuperação mais fácil, é recomendado elevar a cabeça com travesseiro extra à noite, aplicar gelo para aliviar o inchaço e desconforto, e para os fumantes o recomendado é não fumar, já que o fumo atrapalha a cicatrização. Quando o tratamento é realizado com Laser de CO2, pode demorar duas semanas para a cicatrização. Com o Laser de érbio, a recuperação dura uma semana.
Após o procedimento, a pele costuma ficar vermelha ou rosa durante meses e pode haver sensibilidade à luz do sol. Por isso, o uso de protetor solar é recomendado por pelo menos um ano. Com o processo natural de envelhecimento, é possível que as linhas de expressão voltem a aparecer depois de um tempo. Se for necessário, o tratamento pode ser repetido.
Custo do procedimento
Ao decidir fazer um procedimento cosmético e escolher um cirurgião plástico, tenha em mente que a experiência dele tem um preço e esse é um investimento que deve valer à pena.
É proibida a divulgação de preço de procedimento médico pelo Código de Ética Médica. Duvide apenas de procedimentos com preço baixo demais. O valor é determinado pelos custos gerais que a cirurgia envolve, como:
Guia de perguntas ao médico cirurgião: