O que é?
Dermoabrasão é um procedimento que refina as camadas superficiais da pele por meio de um método de raspagem cirúrgica. É indicado para melhorar a aparência da pele que sofrer com cicatrizes de acidentes, suavizar rugas faciais superficiais, cicatrizes profundas da acne e também para remover tumores pré-cancerígenos. A técnica pode ser aplicada em pequenas áreas ou em toda a face. Também pode ser feita junto com outros procedimentos, como facelift ou peeling químico.
Qual é a indicação?
O procedimento é indicado tanto para homens quanto para mulheres adultas que tenham tecido e músculos saudáveis. O cirurgião especializado é capaz de estudar metas realistas. O tipo da pele, a coloração e o histórico médico podem influenciar no resultado. Se o paciente estiver numa fase ativa da acne, também não é indicado realizar o procedimento. Se a pessoa sofreu queimadura, fez peeling químico recentemente e passou por tratamento de radiação também não é recomendado.
Em pessoas com a pele mais escura, pode ser recomendado um tratamento que não seja químico, principalmente quando for para tratar áreas limitadas do rosto, já que o tratamento de dermoabrasão pode provocar alterações extremas na pele.
Importância da consulta médica:
A consulta médica é o momento propício para que todas as dúvidas sejam tiradas, todas as questões sejam expostas e metas realistas sejam traçadas. O sucesso também depende muito da sinceridade do paciente com o seu médico. Não omita nada. O médico vai dar orientações sobre alimentação antes e depois da cirurgia, durante o tempo de cicatrização; vai proibir o fumo por uma ou duas semanas antes da cirurgia e vai dar informações sobre os cuidados com a pele antes do procedimento. É importante também o paciente esclareça todas as dúvidas, inclusive que aborde:
Etapas do Procedimento
Fase 1 – Anestesia
O tratamento de dermoabrasão pode ser realizado sob anestesia local e com sedativo para o paciente relaxar. Se o médico achar necessário, também usar anestesia geral.
Fase 2 – Cirurgia
Durante a cirurgia, o médico raspa a camada superficial da pele que lembra uma escova metálica ou um instrumento com partículas de diamante ligado a um motor. O procedimento pode demorar alguns minutos ou até uma hora e meia, de acordo com a área que será tratada e a profundidade da lesão.
Resultado
Ao fim da cirurgia, é normal que o paciente sinta formigamento, dor e queimação. O cirurgião vai passar medicamentos para controlarem esses sintomas. O inchaço costuma reduzir em alguns dias e uma crosta vai surgir no local tratado. É normal que coçar e será recomendada uma pomada para amenizar esse sintoma.
A nova pele formada será rosada por várias semanas e será sensível à luz do sol. Será aconselhado voltar ao trabalho em duas semanas, evitar atividades que possam causar colisão com o rosto, evitar cloro e ingerir bebida alcoólica depois de um mês, quando não houver mais vermelhidão no rosto. A pele deve ficar protegida do sol até que haja pigmentação na região.
Em caso de piora na região, é preciso procurar o médico cirurgião imediatamente. É um sinal de que cicatrizes anormais podem estar se formando.
Custo do procedimento
Ao decidir fazer um procedimento cosmético e escolher um cirurgião plástico, tenha em mente que a experiência dele tem um preço e esse é um investimento que deve valer à pena.
É proibida a divulgação de preço de procedimento médico pelo Código de Ética Médica. Duvide apenas de procedimentos com preço baixo demais. O valor é determinado pelos custos gerais que a cirurgia envolve, como:
Guia de perguntas ao médico cirurgião: