O que é?
Por ser o maior órgão do corpo humano e estar mais exposto que todos os outros, a pele é a que mais sofre no processo de envelhecimento natural. Para driblar os sinais clássicos do envelhecimento, o rejuvenescimento da pele e o resurfacing podem ser realizados através de várias técnicas, como o uso de Laser, Luz Pulsada, peeling químico e outros métodos não abrasivos. Através desses métodos, várias situações podem ser tratadas, como:
Qual é a indicação?
O procedimento é indicado tanto para homens quanto para mulheres adultas que tenham tecido e músculos saudáveis. O cirurgião especializado é capaz de estudar metas realistas.
Quem pode fazer o procedimento:
Importância da consulta médica:
A consulta médica é o momento propício para que todas as dúvidas sejam tiradas, todas as questões sejam expostas e metas realistas sejam traçadas. O sucesso também depende muito da sinceridade do paciente com o seu médico. Não omita nada. Aborde:
O cirurgião pode querer
Riscos e benefícios
Após discutir as opções e metas realistas, o paciente se responsabiliza por decidir se quer conseguir os benefícios que o procedimento pode proporcionar. Também terá que decidir se os riscos são aceitáveis. Todas as opções serão explicadas em detalhes pelo cirurgião plástico e, ao final, o paciente deve assinar um termo de consentimento que assegura total compreensão dos riscos e das metas possíveis. Pode acontecer:
Pergunte ao médico
Todas as dúvidas devem ser tiradas nas consultas que antecedem o procedimento. É importante que o paciente não sinta vergonha em perguntar, nem omita qualquer informação do seu cirurgião. O sucesso da cirurgia depende também da confiança que um tem no outro.
O procedimento
Para realizar o resurfacing, o médico vai precisar fazer uma análise cuidadosa do tipo e da cor natural da pele para determinar qual é o melhor tratamento. A análise da pele é fundamental para reduzir os ricos da perda de pigmentação ou adicional. Já para os tratamentos à Laser, resurfacing fracionado, ou dermoabrasão, serão avaliados o grau de cicatrização, tipo de pele e a cor.
É normal e esperado que os tratamentos sejam repetidos para que se alcance uma pele cada vez melhor, pois a melhora na textura e na clareza é gradativa. Depois de realizado o tratamento, é imprescindível o uso de proteção solar absoluta por pelo menos um ano. Essa medida é fundamental para evitar a pigmentação irregular da região.
Pergunte ao médico sobre a recuperação
Custo do procedimento
Ao decidir fazer um procedimento cosmético e escolher um cirurgião plástico, tenha em mente que a experiência dele tem um preço e esse é um investimento que deve valer à pena.
É proibida a divulgação de preço de procedimento médico pelo Código de Ética Médica. Duvide apenas de procedimentos com preço baixo demais. O valor é determinado pelos custos gerais que a cirurgia envolve, como:
Guia de perguntas ao médico cirurgião: