O que é?
O lifting das sobrancelhas, também conhecido como lifting frontal, atua na elevação da testa com o reposicionamento das sobrancelhas em estado flácido ou baixas. É indicado em caso de insatisfação com as linhas de expressão e outros sinais de envelhecimento visíveis na testa, o que fortalece a aparência de pele envelhecida e rosto cansado. A cirurgia é capaz de:
O pode ser feito a mais:
Quem pode fazer a cirurgia:
Importância da consulta médica:
A consulta médica é o momento propício para que todas as dúvidas sejam tiradas, todas as questões sejam expostas e metas realistas sejam traçadas. O sucesso também depende muito da sinceridade do paciente com o seu médico. Não omita nada. Aborde:
O cirurgião pode querer:
Na cirurgia:
Na preparação, pode ser necessário:
Instruções especiais
Acompanhante
É necessário um acompanhante por, pelo menos, uma noite após o procedimento, para que seja realizado o mínimo de esforço possível.
Fases da cirurgia
Etapa 1 – Anestesia
A anestesia é administrada para garantir o máximo de conforto durante a cirurgia. Em relação à forma de administração, pode ser anestesia geral ou sedação intravenosa. O médico está capacitado para estudar a melhor opção para cada paciente.
Etapa 2 – Incisão
A técnica mais comum é a incisão coronal, quando a incisão é feita de orelha a orelha, e promove o reposicionamento da região frontal com a eliminação do excesso de pele e de parte do couro cabeludo. A recuperação pode durar mais tempo e as marcas da incisão ficam escondidas nos contornos naturais do rosto e do cabelo. Quando a técnica tem como objetivo encurtar a testa, as marcas podem ficar nas linhas de implantação do cabelo.
Em alguns casos, o procedimento pode ser realizado através de um endoscópio e com o uso de aparelhos inseridos com a ajuda de pequenas incisões realizadas no couro cabeludo. Essa prática reposiciona ou remove o tecido muscular que fica abaixo da pele, o que corrige as rugas e sulcos que ficam na testa. Com o auxílio do endoscópio, as incisões podem ocorrer também escondidas na dobra natural das pálpebras superiores ou na região temporal. Após sumirem hematomas e o inchaço, o resultado aparece naturalmente.
Etapa 3 – Concluindo a cirurgia
As incisões, normalmente, são fechadas com:
Resultados
As suturas e clipes demoram cerca de 10 dias para serem removidos, tempo para a cicatrização inicial ser concluída. Nesse momento, geralmente o médico libera as atividades do cotidiano e o trabalho. O resultado final pode demorar semanas para aparecer e com o tempo o aspecto das cicatrizes fica melhor, após o inchaço sumir. Uma recomendação que o médico costuma fazer para sempre é o uso do protetor solar, que manter a aparência da pele rejuvenescida. A testa elevada pode ser mantida através da utilização de:
Riscos e benefícios
Após discutir as opções e metas realistas, o paciente se responsabiliza por decidir se quer conseguir os benefícios que o lifting pode proporcionar. Também terá que decidir se os riscos são aceitáveis. Todas as opções serão explicadas em detalhes pelo cirurgião plástico e, ao final, o paciente deve assinar um termo de consentimento que assegura total compreensão dos riscos e das metas possíveis. Pode acontecer:
Pergunte ao médico
Todas as dúvidas devem se feitas nas consultas que antecedem a cirurgia. É importante que o paciente não sinta vergonha em pergunta, nem omita qualquer informação do seu cirurgião. O sucesso da cirurgia depende também da confiança que um tem no outro.
Na alta médica
Se alguma complicação aguda for sentida, como falta de ar, dor profunda no peito ou batimentos cardíacos anormais, é preciso procurar um médico com urgência, que pode recomendar internação ou algum procedimento adicional. Com todos os benefícios que as cirurgias oferecem, os riscos existem e devem ser estudados.
Cuidados do paciente
O sucesso da cirurgia depende do conhecimento do médico e dos cuidados que o paciente deve ter antes e depois do procedimento. Ser zeloso, seguir as sugestões do médico e evitar esforços é fundamental no momento de cicatrização.
Após a cirurgia, o médico vai orientar sobre como fazer uso dos medicamentos que vão ajudar na cicatrização e os cuidados que deve ter nos dias seguintes. Tudo para evitar o risco de infecção e para que a cirurgia seja superada o mais breve possível. Por isso, é fundamental seguir as orientações do médico.
Pergunte ao médico sobre a recuperação
Ao final da cirurgia, o paciente receberá um curativo para preservar os hematomas e o inchaço. Também é possível que seja colocado um dreno para filtrar excesso de sangue e fluido que costumam acumular debaixo da pele. Outras medidas serão informadas, como:
Custo da cirurgia
Ao decidir fazer uma plástica e escolher um cirurgião plástico, tenha em mente que a experiência dele tem um preço e esse é um investimento que deve valer à pena.
É proibida a divulgação de preço de procedimento médico pelo Código de Ética Médica. Duvide apenas de procedimentos com preço baixo demais. O valor é determinado pelos custos gerais que a cirurgia envolve, como:
Guia de perguntas ao cirurgião plástico: