Ginecomastia é o crescimento excessivo das glândulas mamárias em homens.
Esse problema é uma condição comum em homens em qualquer idade, como resultado de alterações hormonais, condições hereditárias, doença ou uso de alguns medicamentos.
Pode acontecer em uma mama ou nas duas, abalar emocionalmente os indivíduos, com prejuízo da autoestima. As principais características são:
Chamada de mamoplastia redutora, a cirurgia plástica para corrigir o problema reduz o tamanho da mama e melhora o contorno do tórax.
Em casos graves, a aréola pode ficar alargada, o que pode ser corrigido cirurgicamente com a remoção de pele excessiva.
Qual é a indicação?
O procedimento é indicado para homens com tecido e músculos saudáveis. O cirurgião especializado é capaz de estudar metas realistas.
Quem pode fazer a cirurgia:
Importância da consulta médica:
A consulta médica é o momento propício para que todas as dúvidas sejam tiradas, todas as questões sejam expostas e metas realistas sejam traçadas.
O sucesso também depende muito da sinceridade do paciente com o seu médico. Não omita nada. Aborde:
Informações que o cirurgião pode pedir e solicitações para o paciente:
Cuidados do paciente para Cirurgia de Ginecomastia.
O sucesso da cirurgia depende do conhecimento do médico e dos cuidados que o paciente deve ter antes e depois do procedimento.
Ser zeloso, seguir as sugestões do médico e evitar esforços é fundamental no momento de cicatrização.
Após a cirurgia, o médico vai orientar sobre como fazer uso dos medicamentos que vão ajudar na cicatrização e os cuidados que devem ter nos dias seguintes.
Tudo para evitar o risco de infecção e para que a cirurgia seja superada o mais breve possível.
Após o procedimento, pode ocorrer inchaço, hematomas, desconforto e até irritação local. Por isso, é fundamental seguir as orientações do médico.
Acompanhante
É importante que o paciente seja acompanhando durante, pelo menos, as primeiras 24 horas após o procedimento, já que seus movimentos serão limitados.
Riscos e benefícios
Após discutir as opções e metas realistas, o paciente se responsabiliza por decidir se quer conseguir os benefícios que o procedimento pode proporcionar.
Também terá que decidir se os riscos são aceitáveis.
Todas as opções serão explicadas em detalhes pelo cirurgião plástico e, ao final, o paciente deve assinar um termo de consentimento que assegura total compreensão dos riscos e das metas possíveis.
Pode acontecer:
Na alta médica
Se alguma complicação aguda for sentida, como falta de ar, dor profunda no peito ou batimentos cardíacos anormais, é preciso procurar um médico com urgência, que pode recomendar internação ou algum procedimento adicional.
Com todos os benefícios que as cirurgias oferecem, os riscos existem e devem ser estudados.
Cuidados do paciente
O sucesso da cirurgia depende do conhecimento do médico e dos cuidados que o paciente deve ter antes e depois do procedimento. Ser zeloso, seguir as sugestões do médico e evitar esforços é fundamental no momento de cicatrização.
Após a cirurgia, o médico vai orientar sobre como fazer uso dos medicamentos que vão ajudar na cicatrização e os cuidados que devem ter nos dias seguintes.
Tudo para evitar o risco de infecção e para que a cirurgia seja superada o mais breve possível. Após o procedimento, pode ocorrer inchaço, hematomas, desconforto e até irritação local.
Por isso, é fundamental seguir as orientações do médico.
Pergunte ao médico sobre a recuperação
Fases da cirurgia
Fase 1 – Anestesia
O tratamento pode ser realizado sob anestesia local e com sedativo para o paciente relaxar. Se o médico achar necessário, também pode usar anestesia geral.
Fase 2 – Cirurgia
Quando a ginecomastia é causada por excesso de gordura, a lipoaspiração é o procedimento adotado. Uma fina cânula é inserida através de uma pequena incisão, por onde será solto o excesso de gordura, que em seguida será removido por meio de sucção à vácuo. Como há diversas técnicas de lipoaspiração, o cirurgião vai avaliar a situação e definir o que deve ser usado.
Se houver a necessidade de redução da aréola, uma nova incisão será feita. Outra opção é reposicionar o mamilo.
Fase 3 – Concluindo a cirurgia
Para encerrar o procedimento, após a sutura, alguns curativos serão colocados no local para dar sustentação à cicatrização e preservar a região. Pode ser necessário o uso de um dreno, para filtrar sangue e líquidos que fiquem debaixo da pele.
Resultado
Na maioria dos casos, o resultado da cirurgia para redução das mamas é permanente. Porém, se o problema for resultado de uso de medicamentos, inclusive esteroides, ou aumento de peso, pode ser recomendado um tratamento posterior para evitar que o problema retorne. Apesar de permanentes, as cicatrizes costumam ficar o mais escondida possível.
Custo do procedimento
Ao decidir fazer um procedimento cosmético e escolher um cirurgião plástico, tenha em mente que a experiência dele tem um preço e esse é um investimento que deve valer à pena.
É proibida a divulgação de preço de procedimento médico pelo Código de Ética Médica. Duvide apenas de procedimentos com preço baixo demais. O valor é determinado pelos custos gerais que a cirurgia envolve, como:
Guia de perguntas ao médico cirurgião:
Mais informações diretamente com o médico.